Fundos de investimentos. Diversifique e diminua os riscos.
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Diversifique diminuindo os riscos.O que são Fundos de Investimento?
Tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), permitindo assim investir em uma variada cesta de ativos, em diferentes mercados. Esta carteira pode englobar Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros. Quanto mais diversificado o fundo, menor é o risco.
Todo o dinheiro aplicado no Fundo de Investimento é convertido em cotas. Cada cotista possui um número de cotas proporcional ao valor total de seus investimentos. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia. O patrimônio de um Fundo de Investimento é a soma de todos os recursos aplicados por seus diferentes investidores.
A administração e a gestão do Fundo são realizadas por profissionais capacitados (gestores), sendo o Fundo de Investimento regido por um regulamento. Esta alternativa de investimento apresenta diversas vantagens, em relação a investir individualmente.
Vantagens
Diversificação
Exposição a vários setores da economia, aumentando a diversificação do portfólio.
Gestão especializada
Condições para uma tomada de decisão mais assertiva.
Liquidez
O cotista pode resgatar suas cotas com certa rapidez.
Praticidade
O cotista não precisa acompanhar a liquidez dos ativos que compõem o Fundo de Investimento.
Redução do custo de corretagem
Os custos de corretagem são divididos entre todos os cotistas.
Tipos de Fundos de Investimentos:
Fundos de Renda Fixa
São compostos por, no mínimo, 80% de aplicações em renda fixa, como CDBs, debêntures, LCAs, LCIs e títulos do Tesouro Direto. Geralmente, adotam como referência o CDI, a taxa de juros de referência do mercado financeiro. Esse tipo de fundo geralmente é indicado para investidores de perfil conservador.
Fundos Multimercado
Investem em diversos tipos de ativos, como renda fixa, renda variável e moedas. A composição das carteiras dos fundos multimercado é bastante flexível e pode-se encontrar carteiras bastante diversificadas ou não, a depender da estratégia dos gestores. Esse tipo de fundo geralmente é indicado para investidores que queiram tomar riscos moderados.
Fundos de Ações
Alocam pelo menos 67% dos recursos do fundo em ações. Normalmente, esses fundos adotam como referência o Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro. É indicado para investidores de perfil moderado-agressivo, que buscam maior rentabilidade. Não há incidência de come-cotas nos fundos de ações.
Fundos Cambiais
Aplicam ao menos 80% do patrimônio do fundo em ativos atrelados a moeda estrangeira. Geralmente são usados para proteger os recursos do investidor de grandes flutuações de moedas